Total de visualizações de página

sábado, 11 de junho de 2016

Equoterapia ajuda a despertar


Era julho de 2015 quando minha mãe me avisou que havia descoberto o Cavalo Amigo Equoterapia e que tinha marcado uma horário para mim e para o Guilherme. Achei excelente, afinal, era uma ótima oportunidade para meu filho ter contato com a natureza e com os animais. O que eu não sabia era que mudaria completamente a vida dele... E a minha!


A primeira seção foi incrível, Guilherme montou por trinta minutos enquanto acertamos detalhe burocráticos e recebemos orientações do que poderíamos esperar dos próximos meses de tratamento. Ficamos felizes, a expectativa era grande, mas longe do que realmente estava por vir. Guilherme saiu de lá diferente, mais ligado, mais atento, mais esperto. Sim! No primeiro atendimento já vimos resultado.

Após uma semana voltamos. Enquanto Gui montou fui chamada para conversar por aquela que tempos depois seria minha psicóloga, ela e mais duas psicólogas conversaram comigo, se interessaram não somente pela história de vida do Gui, mas pela minha também. Pela primeira vez em anos me senti acolhida, inserida, não fui criticada, não fui julgada e nem cobrada. As coisas estavam realmente a meu favor e a favor do Guilherme.

Os meses foram se passando e Gui cada vez mais apresentando resultados do tratamento. Conseguiu utilizar talheres sozinho, vestir as calças e calçados, limpar a boca com guardanapo, correr, contar coisas que acontecem com ele quando não estou junto, dormir melhor, ter disciplina, obedecer, saber esperar em filas, o olhar mudou, ficou mais concentrado, passou dar respostas mais apropriadas, utilizar mais os seus brinquedos, interagir com crianças.


A primeira coisa que pensamos ao falar em equoterapia é que a criança terá benefício por estar em contato com a natureza e animais. Sim! Isso é excelente  e faz bem inclusive para as mães. Os animais são dóceis, carinhosos e o contato com a natureza é realmente algo que faz bem para o corpo e para a mente. Mas é muito além disso. A equoterapia envolve movimentos tridimensionais, ou seja, três eixos distintos, para cima e para baixo, para um lado e para o outro e para a frente e para trás, estímulos estes que fazem conexões neurais que antes não existiam. Desenvolvem controle postural, o equilíbrio, a emoção, autocontrole, trabalha a ansiedade, a independência e auto confiança.

Gui faz o tratamento desde os cinco anos e teve uma mudança incrível na vida dele. Além das mudanças físicas, também houveram mudanças emocionais, até mesmo do controle do medo, assim como existem autistas que não tem noção de perigo existem aqueles que tem medo de tudo, Guilherme está naquele grupo que tem muito medo e depois do cavalo ele passou a dominar este medo. Guilherme despertou para a realidade depois que montou pela primeira vez e os progressos são constantes.

Lá na Hípica somos recebidos sempre com muito carinho. Sempre nos recebem com um abraço caloroso, os pais ficam ali conversando, trocando experiências ou simplesmente conversando assuntos agradáveis embaixo das árvores. Nossos filhos são tratados com educação e respeito por terapeutas preparados e com emocional muito bem selecionado, seres humanos preocupados com seres humanos.


Já aconteceu de Guilherme chegar lá e montar por apenas dez minutos e voltar porque os terapeutas perceberam que ele não estava em um dia bom e respeitaram o sentimento dele. Assim como já aconteceu de utilizar voz firme e fazer cessar uma "manha" que acabou por ter uma excelente montaria. Tudo isso em um equilíbrio perfeito entre amor, dedicação, conhecimento, respeito, humildade, compreensão, troca.
Lugares aonde tratam além dos autistas são o sonho se tornando realidade, porque os autistas sofrem. Eles são tratados, mas quando chegam em casa sofrem as consequências de pais despreparados e descuidados em consultórios que não enxergam além da síndrome.

Se eu posso deixar um recado é para que invista em equoterapia na vida do seu filho, quem entende de cavalos entende dos corações dos autistas e seus familiares.
Grande beijo, cheio de luz e paz. Mamãe.
kenyadiehl@gmail.com
facebook/kenyatldiehl.com

2 comentários:

  1. Fico muito feliz de fazer parte deste lindo trabalho, desde o inicio de junho de 2016. Todos dias aprendo um pouco mais e tenho certeza que aprenderei a cada dia... Parabéns Kenya por ser esta mãe tão maravilhosa, pois sem teu amor o Guilherme nada seria. Beijos para vocês dois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho e parabéns pelo lindo trabalho desenvolvido junto com a equipe. Eu amo vcs cada vez mais. Beijo muito carinhoso.

      Excluir