Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Sobre os direitos dos autistas

Primeiramente precisamos relembrar que o Transtorno do espectro autismo é um transtorno global do desenvolvimento, ou seja, um desenvolvimento diferente do esperado para a idade. Existem autistas com comprometimento intelectual e outros com inteligência acima da média. Fato é que o autista é considerado portador de deficiência em função de possíveis impedimentos no decorrer de sua vida, enfrenta muitas dificuldades de adaptação ao mundo como um todo, possui déficit em igualdade comparado às pessoas consideradas neurotípicas - popularmente "normais".


As pessoas com autismo possuem os direitos básicos previstos em Constituição, assim como os previstos para pessoas com deficiência. Vou explicar aqui os principais direitos que nossos filhos autistas possuem e muitas vezes não estamos esclarecidos sobre isso.

Temos direito a vaga especial de estacionamento. Conforme foto da placa que obtive para o meu filho e o adesivo que colei no carro. Mas algumas pessoas me perguntam porque isso se meu filho anda e fala? A questão é que ficar rodando com o carro em um shopping lotado pode acabar com a oportunidade deles de estar vivenciando momentos felizes junto às pessoas que ama. Porque isso gera uma ansiedade muito grande, desorganiza a cabeça deles pelo imprevisível. Eles têm dificuldade de entender que apesar da demora podemos achar uma vaga e aí o estrago já foi feito, choros e descontroles podem surgir. Existem também os dias extremamente quentes ou extremamente frios que fazem com que eles sintam a necessidade de estar em um ambiente seguro o mais rápido possível pela sensibilidade sensorial. Existem ainda aqueles que tem comorbidades como meu filho que tem epilepsia.

O cartão de estacionamento pode ser feito na Acadef de sua cidade, tem a validade de sua carteira de habilitação e necessita o documento do carro, a cnh, um comprovante de endereço e um laudo médico onde conste o cid e a dificuldade da criança. Este laudo não pode ter data superior a 30 dias. Após o pedido do cartão, cerca de dez dias depois você pode retirá-lo com o pagamento da taxa de vinte reais, manda plastificar e ele será válido para estacionamentos públicos e privados e também as vagas destinadas à área azul na via pública, todas com prioridade.

Isso não é demérito nenhum. Pelo contrário, isso é proteção, isso é amor e compreensão. Já ouvi mães dizerem que procurar os direitos de nossos filhos autistas é coloca-los em condições de vítimas e que preferem fazer eles reagirem e lutarem sem os benefícios. Acontece que quanto mais eles tiverem a oportunidade de se sentirem calmos e protegidos, maior é sua chance de ter um desenvolvimento digno e com menos sofrimento.

Recentemente uma mãe me disse que eu não deveria “rotular” meu filho de autista e que deveria falar sobre o transtorno somente em situações indispensáveis, que falar abertamente sobre isso seria como uma bengala social aonde ele se colocaria na posição de coitadismo e teria seu desenvolvimento prejudicado. Eu discordo plenamente.

Colocar um autista em situações estressantes e tentar “disfarçar” o autismo é a mesma coisa que tentar vestir um sapato número 33 em um pé de número 36. Eles não têm a chance e nem a tranquilidade de ser eles mesmos, a pressão só aumenta e o resultado, via de regra, não é nada bom. No futuro essa pressão toda de ser quem ele não é pode acabar por formar um adulto explosivo, com dificuldade de se identificar dentro do seu verdadeiro eu. Ao passo que a aceitação e a naturalidade dos pais promove uma tranquilidade de se conhecer e extrair o melhor de si.

Existe também o BPC – Benefício de Prestação Continuada, que é um benefício socio assistencial regulamentado pela LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social. O PBC corresponde a um salário mínimo vigente e para obter o direito a renda familiar tem que ser inferior a um quarto do salário mínimo, comprovação do nível de deficiência ou do comprometimento intelectual em seu pleno desenvolvimento que deve ser comprovado através de perícia médica do INSS.

Direito a atendimento educacional especializado que consiste em vaga de inclusão escolar com professora auxiliar em tempo integral na permanência da criança na escola. Para isso a escola deve se preparar para as necessidades especiais educativas de seus alunos da inclusão, promovendo o desenvolvimento social e intelectual de acordo com sua capacidade individual.

Podemos, ainda, obter passagens de ônibus gratuita, meia entrada no cinema tanto para o autista quanto ao acompanhante, bem como desconto em parques de diversão, eventos culturais e circos, sendo que em alguns esse acesso pode ser até mesmo gratuito. E ainda conseguir comprar carros com desconto e isenção tanto do IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) quanto no IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), ICMS (Imposto Sobre Mercadorias e Serviços) e se financiado no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Existe porém uma LIMITAÇÃO DE TETO do valor do veículo COM impostos. Tal veículo não pode ter valor de tabela com os impostos acima de 70 mil reais. O desconto pode chegar nas reduções próximo a 30%, ficando um carro de 70 mil em R$ 49.000,00

Muitos não sabem, mas temos o direito a prioridade nas filas de caixas de supermercado, bancos, instituições públicas ou privadas e qualquer ambiente em comum com a sociedade em que haja necessidade de espera.

Há sempre a dúvida em cima disso. Mas porque se fazer valer desses “benefícios”? Ora, gastamos muito com terapias e tratamentos para o melhor desenvolvimento possível de nossos filhos, toda a economia financeira que se possa fazer é bem-vinda. Desejamos que eles possam conhecer o papai Noel, que consigam ir ao cinema ver seu filme favorito. Você, que tem um filho autista que tem medo do papai Noel e chora só de olhar ele de longe, já parou para pensar que o medo dele pode estar relacionado com a espera na fila ou a imprevisibilidade daquele momento? Sim, isso pode acontecer. Ao agir naturalmente, pedir licença na fila e falar sobre o autismo todos ficam satisfeitos, evita a desorganização de seu filho e promove a inclusão.


Falar sobre o autismo é enfrentar a sociedade, é enfrentar muitas vezes o preconceito de também mães de autistas que escondem o autismo e acham que isso vai passar, é desmistificar algo que deveria ser visto como natural há muito tempo, é desenvolver um mundo de aceitação e interação para nossos filhos. Exercer seus direitos e deveres é contribuir para uma sociedade consciente e fazer com que cada um seja sua melhor versão com a consciência de que podemos ser sempre nós mesmos até o ponto que não prejudicamos ao nosso próximo.


Meu filho tem sete anos, é autista asperger e não se orgulha disso, mas tem total noção de suas peculiaridades e ele mesmo chega nos lugares se apresentando como autista e muitas vezes explicando que seu sensorial não aguenta esperar. Não tivemos experiência ruim até hoje com relação a isso, pelo contrário, geralmente, diante de funcionários por vezes desolados e desanimados, ao falarmos sobre o autismo conquistamos lindos sorrisos e grandes conversas, é como se o autismo abrisse as portas para a realidade.

Ver uma criança de apenas sete anos dizer que é autista e que é legal, para mim, é vencer barreiras emocionais, sociais e antes de mais nada é realização em ver meu filho bem resolvido com total consciência sobre si e com liberdade para exercer seu melhor, ser ele mesmo, tentar melhorar a cada dia, mas sem a cobrança de uma regra social que determina qual a ação esperada para cada ocasião.

Vejo muito ultimamente um grande número de pessoas que nem se quer conhecem sua própria psique e acreditam que seguindo um protocolo de comportamento estão dentro de um padrão que as fará mais felizes e aceitáveis. Mas também vemos o ser humano se ocupar de conhecer o que é diferente, inesperado e unicamente mágico.

Aceite as diferenças, lute pelos direitos de seu filho, corra atrás de seus sonhos e encontre seu lugar no mundo. Mas primeiramente reserve um lugar para você dentro de seu próprio coração.

Beijos de luz e paz. Mamãe.

kenyadiehl@gmail.com
facebook/kenyatldiehl
Twitter: @KenyaDieh

Site: http://kenyadiehl.wixsite.com/olhandonosolhos

72 comentários:

  1. Oi Kenya vc sabe me dizer o passo a passo para conseguir a carteira para pagar meia e como fazer para comprar o carro com desconto? O que tenho que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc precisa ter junto contigo sempre o laudo com o diagnóstico para comprar a meia entrada. Mas geralmente nem pedem, depende do lugar. Vc chega e diz que é autista e já ganha desconto. Quanto ao carro vc precisa também do laudo e ir até a concessionária pedir a lista de documentos necessários para a compra do veículo.

      Excluir
    2. Existe a lei do acompanhante.Nem sempre o acompanhante está ali porque quer, mas pela necessidade do deficiente não ter a capacidade de autodeterminação.A lei garante gratuidade ao acompanhante.
      Lei 5387/2015

      Excluir
    3. Oi me interessei muito e relação a possibilidade de ter comprar um carro com desconto, mas precisar ter nome limpo ?

      Excluir
    4. Olá, sim o acompanhante nem precisa de documento algum para comprovar, pode ser além dos pais, cuidadores, parentes ou amigos ou quem quer que esteja junto.

      Excluir
    5. Oi Joyce, vc pode comprar o carro com desconto à vista mesmo não estando com nome limpo, mas para comprar financiado acredito que somente com nome limpo sim. Tem que verificar.

      Excluir
    6. Olá ! Parabéns por compartilharem estas informações. Gostaria de eixar minha comtribuição informando sobre isenções veiculares:(de coração e sem õutra intenção ok?)
      PODEMOS SOLICITAR ISENÇÃO DE IMPOSTOS SEM MESMO PASSAR EM CONCESSIONÁRIAS POIS, NEM SEMPRE ESTÃOPREPARADOS PARA NOS INFORMAR SOBRE O ASSUNTO.
      INTERESSADO PODE SE DIRIGIR DIRETAMENTE NA RECEITA FEDERAL E SOLICITAR RELAÇÃO DE DOCTS E OS LAUDOS DA NORMATIVA 1.369 (MODELO QUE ELES ACEITAM PARA ANALISE DO PROCESSO.
      IMPORTANTE: NÃO PRECISA TER ESCOLHIDO O VEÍCULO AINDA ,ENQUANTO O IPI ESTÁ TRAMITANDO.
      QDO TIVER I DEFERIMENTO , AÍ SIM PRECISARÁ DE UMA CONCESSIONARIA PARA OBTER UMA CARTA DA APRESENTAÇÃO DO CARRO , REFERINDO A VENDA COM ISENÇÃO.
      ICMS : SE SOLICITA NO SEFAZ DE SEU ESTADO .(PODE SER FEITO ON LINE EM ALGUNS ESTADOS.
      QDO TIVER IPI E ICMS DEFERIDOS, LEVAR Á CONCESSIONÁRIA PARA QUE SEJAM ENCAMINHADOS Á MONTADORA DAQUELA MARCA PARA FATURAMENTO.
      IPVA: QDO O VEICULO CHEGAR, LEVAR AO SEFAZ NOVAMENTE , NFISCAL, DOCT DO CARRO E DOCTS PESSOAIS , E LAUDO MEDICO PARA SOLICITAÇÃO DA ISENÇÃO: QUE SERÁ PARA SEMPRE , ENQUANTO O VEÍCULO NÃO FOR TRANSFERIDO (VENDIDO) QUE SÓ PODERÁ OCORRER APÓS 02 ANOS.

      OBRIGADO , ESPERO TER AJUDADO.

      Excluir
    7. Excelente, muito obrigada pela ajuda com os esclarecimentos.

      Excluir
  2. Muito bom saber destes benefícios que são de direito de nossas crianças, muitas pessoas realmente desconhecem isso, um papel fundamental de divulgação que vi aqui, onde vai tirar muitas dúvidas, obrigado amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela mensagem. Vamos lutar pelo conforto e bem estar dos nossos filhos.

      Excluir
  3. Olá, meu filho também é aspie e gostaria de ter sabido bem cedo como você. Descobrimos recentemente quando ele já tinha 11 anos e acho que a descoberta tardia não fez bem a ele que ainda não se aceita como autista. Mas estamos caminhando. Quanto à isenção pra compra de carro, sabe por onde começo a caminhar o caminho das pedras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, aos poucos vc vai conhecer a melhor forma de estar com seu filho e lhe ensinar a aceitação. Quanto à isenção, o primeiro passo é ter o laudo com o diagnóstico, depois vc tem que ir na concessionária local e pedir a lista de documentos necessários para a compra.

      Excluir
  4. Muito boa essa matéria! Sou mãe de autista e sei o quanto é difícil e o quanto tem pessoas que não entendem e não sabem os direitos das nossas crianças autistas!

    ResponderExcluir
  5. Olá, sabe dizer o que é necessário para conseguir a isenção do IPVA? Como é feito isso?
    Você anda com o laudo sempre na bolsa? Como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja na concessionária qual a documentação que vc precisa levar. O fundamental é ter o laudo com o diagnóstico.

      Excluir
  6. o meu anjo tem cinco anos, é muito esperto mas não entende que as vezes temos que esperar... doi muito ver ele chorar e não conseguir acalmo-lo.
    só quem é pai e mãe sabe o que é isso. mas eu amo dimais nunca vou desistir de meu filho, estamos juntos nessa luto, todos os dias agradeço a Deus por ser pai do João Pedro, é o meu melhor confio em Deus que vamos conseguir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns papai, orgulhosa de pais como você que assim como meu marido se dedicam a cuidar e proteger seus filhos.

      Excluir
  7. Boa noite, tenho um filho de 7 anos que diagnósticado recentemente com aspectro autista, já pesquisei em minha cidade (Manaus) e não consegui localizar a ACADEF, será que você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja no departamento de trânsito local, deve haver outra instituição responsável pelos portadores de deficiência. Lá eles te encaminham.

      Excluir
  8. Boa noite, tenho um filho de 7 anos que foi diagnosticado recentemente com aspectro autista, já pesquisei em minha cidade (Manaus) a Acadaf e não consegui localizar, será que você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique no departamento de trânsito local qual o caminho que vc deve seguir. É direito seu e do seu filho, vale a pena.

      Excluir
  9. Nossa que legal meu sonho era montar um grupo de mães de autistas pois eu quase não tenho contato com ninguém que tem a mesma dificuldade que as vezes passo com meu filho eu não sabia desses benefícios que tínhamos agr vo atrás disso... obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho um grupo no whats e visito as mães que moram perto de mim. Me procure nas redes sociais ou mande um e-mail que te dou meu telefone.

      Excluir
  10. Informações muito valiosas... vamos sim lutar pelos direitos de nossas crianças!!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia

    Como consigo a isenção de impostos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a comprovação do autismo, através de laudo médico fornecido pelo neurologista.

      Excluir
  12. Bom dia

    Como consigo a isenção de impostos?

    concordo com a matéria tenho o cartão de estacionamento, isenção no transporte publico e auxiliar na escola publica, gostaria também de conseguir auxilio do estado para os remédios já que não me encaixo para o loas e muitos do que ele usa não tem nos postos públicos.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim isenção de impostos na compra de veículo. Informe-se na sua cidade. Chega a 30% a menos no valor do carro.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Apenas poucos Estados ainda não liberam IPVA para não condutores, cerca de doze Estados pelo que me lembro, mas com uma ação judicial facilmente se resolve isso.

      Excluir
  14. Olá,
    Gosto muito de seu blog. Aprendo muito com vocês. Agora você sempre fala em laudo. Meu filho foi diagnosticado com TEA em junho desse ano e desde então corro pra ajuda lo no seu desenvolvimento, porém a neuro não me deu laudo. Ela me entregou somente relatórios. Com que médico especialista pego esse laudo?!

    ResponderExcluir
  15. O meu tem 18 anos será q consigo pwgar laudo e ter esses direitos todos. Ele e calmo, só tem manias e dificuldades no aprendizado.Alguem pode responder?

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela mensagem e pelo carinho. O laudo a que me refiro é um documento fornecido pela neurologista, onde consta o histórico, desenvolvimento e, principalmente, o diagnóstico com o cid. Talvez esse relatório que vc tem já conste todas essas informações.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela pesquisa e esclarecimentos, de fato essa é a atitude de uma pessoa de caráter e de bom coração.

    ResponderExcluir
  18. Nossa gostei muito foi bastante esclarecedor, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  19. Olá vc poderia me responder quanto é um quarto inferior do salário mínimo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um quarto do salário mínimo é o que a família tem que receber no total, somando todas os que recebem. Esse valor é o salário mínimo dividido por quatro, atualmente é R$ 220,00.

      Excluir
  20. Muito boas essas informações. Já tinha conhecimento de algumas. Meu filho tem 12 anos e foi diagnosticado com autismo leve aos 8 anos. Gostaria muito de participar do seu grupo no wats zap.Como faço? Segue o meu email. matoselieide23@gmail.com se possível entre em contato através dele pra te passar o meu número.

    ResponderExcluir
  21. Ótimas informações.Já conhecia algumas.Meu filho tem 12 anos e foi diagnosticado com autismo leve aos 8.Gostaria muito de participar do seu grupo no wats zap. Como faço pra participar. Meu email é matoselieide23@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me envie email ou mensagem através do meu site. Os endereços estão no final de cada texto publicado. Beijos

      Excluir
  22. Muito boas essas informações. Já tinha conhecimento de algumas. Meu filho tem 12 anos e foi diagnosticado com autismo leve aos 8 anos. Gostaria muito de participar do seu grupo no wats zap.Como faço? Segue o meu email. matoselieide23@gmail.com se possível entre em contato através dele pra te passar o meu número.

    ResponderExcluir
  23. Olá, meu filho mora com a mãe (sou separado), ela é uma boa mãe, sem dúvida. meu filho tem 4 anos e ainda não fala, ele foi diagnosticado esse ano com sindrome do espectro autista, infelizmente me corta o coração alguns sintomas deles, como colocar as mãos nos ouvidos quando há muito barulho, entrei aqui não para comentar sobre o posto em si, mas para desabafar, estou cada dia mais triste com isso e com depressão, para ajudar (a piorar), os profissionais que eu arrumei pelo convenio, não são bons ele faz Fono e Terapia !! infelizmente não sou forte igual a vcs aqui, tenho simplesmente a vontade de morrer !!! bom desculpe pelo desabafo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido André Luiz. Eu te compreendo muito bem. Sei o quanto é difícil esta situação. Posso te dizer que as coisas sempre se ajeitam de uma forma ou outra. Todos aqui já passaram por essa dor, mas aprendemos a ser fortes justamente fazendo força. Acredite, você um dia irá olhar para trás e ver que seu filho foi seu grande mestre nesta linda jornada que é a vida. Beijos de luz e paz.

      Excluir
  24. Quando dei entrada na minha cidade pedindo o estacionamento prioritario fme foi negado.... O q devi fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre com pedido judicial. Vai no fórum e peça orientação sobre a melhor forma de estar com pedido. Pois trata-se de direito líquido e certo se seu filho já tem laudo.

      Excluir
  25. Será que a carteirinha e válida para todos os graus de autismo até o menor ,o médico diagnóstico meu filho ,porém não precisou de inclusão falou que grau leve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carteira de estacionamento, assim como vaga de inclusão e demais benefícios vale para qualquer grau de autismo. Isso influencia diretamente na qualidade de vida deles. Meu filho é grau bem leve, mas utiliza de tudo o que é seu por direito e assim o autismo vai ficando cada vez menos imperceptível. Converse com seu médico. A vaga de inclusão na escola é o que há de mais importante.

      Excluir
  26. Sobre a possibilidade de estacionamento em vagas especiais, o DETRAN aqui no Rio de Janeiro informa que este é um direito APENAS de deficientes físicos com dificuldades de locomoção. Por aqui, deficientes auditivos, pessoas que não falam, portadores de síndrome do Dawn ou Autistas, assim como amputados dos membros superiores NÃO TÊM direito à vagas especiais nas ruas ou estabelecimentos... Não seria o caso de atualizar essa informação no post? Porque essa é uma questão que varia de um Estado para outro. Fica a sugestão 😉😊😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela informação, mas acredito que para esses casos caberia entrar com pedido na justiça. A lei que inclui o autista como deficiente físico abrange todo o território nacional. A carteira do meu filho vale para qualquer Estado brasileiro em qualquer veículo que ele esteja andando. Para estacionamento em via pública ou privado. Necessário apenas ter o laudo médico comprovando.

      Excluir
  27. Onde consigo o cartão para vaga? Minha filha é autista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem que ir na associação representante dos por tarde deficiência da sua cidade e se informar sobre qual o caminho a percorrer. Varia de um local para o outro.

      Excluir
  28. Minha filha é autista, onde consigo fazer o cartão para prioridade em estacionamento?

    ResponderExcluir
  29. Olá! Adorei!Eu tenho um filho que irá fazer 5 anos agora em fevereiro. Tivemos o diagnóstico dele quando ele tinha 3 anos, achei um pouco tarde, mas ele vem evoluindo bem .Ele é autista de grau moderado e é verbal. Temos algumas dificuldades com ele na espera de alguma coisa, como você mesmo falou para ver o papai Noel, entre outras coisas. Te confesso que vaga para deficiente eu não sabia. É ótimo para eles isso, facilita muito. Você sabe me dizer como faço para conseguir o adesivo do carro? E a meia entrada no cinema também não sabia. Muito legal! Gostaria também se possível participar do teu grupo do wats. Deus abençoe você e sua família, grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amada, será uma honra em ter vc conosco. Me envie um e-mail ou mensagem através do meu site. Os endereços estão ao final de cada texto. Beijos

      Excluir
  30. Boa noite, acabei de conhecer seu Blog através do Facebook e não consigo parar de ler. Meu filho tem apenas 2 aninhos, mas aos 1 ano e 7 meses iniciamos as intervenções pois ele tem TEA. A reversão de diversos comportamentos e a capacidade de inclusão no convívio social melhoraram demais!! Às vezes até assusta! Se possível entre em contato no alissons@hotmail.com pois gostaríamos de entrar no seu grupo de WhatsApp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, muito obrigada pela mensagem. Peço a gentileza de me enviar um email. kenyadiehl@gmail.com
      Será um prazer enorme ter vc conosco.
      Beijos de luz

      Excluir
  31. Otimo seu blog. Parabéns.
    Que Deus abençoe vc!
    Gostaria de saber se posso ter isenção de ipva do meu carro. Sou do estadteme SP. Meu filho de 3 anos tem autismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, se o teu filho tem o laudo vc tem direito à isenção do ipva. Pelo que sei essa isenção só é validada no carro comprado já com o desconto para portadores de deficiência.

      Excluir
  32. E QUANDO O DIAGNÓSTICO É TARDIO, SÓ NA FASE ADULTA. NO BRASIL É PRECÁRIO OS ESPECIALISTAS. MUITOS DOS SINTOMAS É EVIDENCIADO DESDE A INFÂNCIA, MAS MUITOS MÉDICOS CARACTERIZA ISSO COMO HIPERATIVIDADE OU ALGUMA DOENÇA MENTAL COMO ESQUIZOFRENIA, BIPOLAR E DEPRESSÃO. AÍ FICA A DÚVIDA COMO COMPROVAR OS DIREITOS DESSA PESSOA NA CONDIÇÃO DE ADULTO DE 30 ANOS. ONDE PASSOU POR UM TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR DESDE DE CRIANÇA, MAS NUNCA FOI TRATADO COM AUTISMO E SIM COM OUTRAS DOENÇAS DO "MAL DO SÉCULO XXI". HOJE ESSA PESSOA TEM DIFICULDADES NA ÁREA SOCIAL, CAMINHA COM DIFICULDADES, SENTE DOR, ISOLADO DE TUDO, É INTELIGENTE, MAS DIANTE DA INÉRCIA E DIFICULDADES SÓ PENSA EM MORRER, DIFICULDADE DE SE EXPRESSAR, NÃO OLHA DIRETAMENTE PARA OS OLHOS DA PESSOA, NÃO GOSTA E NEM CONSEGUE FAZER NADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é não desistir, por mais difícil que seja. O diagnóstico é clínico e baseado na sua história de vida e sintomas, assim como limitações. A idade não impede de receber o diagnóstico de autismo e obter todos os direito que são seus. Um psiquiatra ou neurologista bom pode te ajudar e não necessariamente precisa ser particular. Vc precisa procurar e procurar. Conte comigo. Grande abraço e muita força.

      Excluir